page contents 50 Free SEO Tools

Como criar um Rótulo para Embalagem com as cores certas

Rotulos para Embalagem 

Imagine que você está no supermercado, diante de uma prateleira com várias marcas de sucos. Naturalmente você nunca provou qualquer um deles, e então, não sabe qual levar. É quase certo que você será atraído pelo produto que tiver a melhor Embalagem e o melhor Rótulo. Como criar um Rótulo com as cores certas, já que ele é a alma da Embalagem? É o Rótulo que traz para você o conjunto de informações sobre o produto, a marca, expectativas e vantagens em relação aos concorrentes. É uma espécie de panfleto, uma oportunidade poderosa de propaganda.

Primeiramente o impacto visual da Embalagem e do Rótulo fala alto, mexendo de modo instantâneo com o seu subconsciente. Depois, o seu lado racional analisa as informações do Rótulo, julga e decide. Tudo isso acontece em questão de segundos. “Os compradores gastam apenas 12 segundos, em média, no processo de seleção de cada mercadoria comprada. Imediatamente após a seleção, apenas 59% dos compradores responderam ter checado o preço. Menos da metade foi realmente capaz de dizer o preço correto e 32% disseram um preço em média 15% maior ou menor que o real. Na realidade, quando um produto era vendido por um preço menor, menos da metade dos consumidores sabia do desconto” Ou seja: Embalagem e Rótulo são excelentes vendedores.

Mas o que chama a atenção do consumidor, em primeiro lugar, no Rótulo de uma Embalagem? Composição, Design, Acabamento? Tudo conta. Porém, saltarão aos olhos, antes de qualquer coisa, as cores. “Não temos receio em afirmar que são elas que ajudam a promover as vendas dos artigos”. A cor é o estímulo que mais rapidamente chega ao cérebro. Atinge o subconsciente, atrai ou repele e afeta o sistema nervoso central do consumidor de forma a influenciar sua decisão de compra.

As cores quentes são: o vermelho, o laranja, parte do roxo e amarelo.

E as cores frias são: amarelo, roxo, verde e azul. Enquanto as cores quentes transmitem a sensação de calor,  proximidade, densidade, secura e opacidade, além de serem estimulantes, as cores frias produzem leveza, transparência, umidade, frio e são calmantes. 

Se o Rótulo for para a embalagem de um produto infantil ou para idosos, certamente que a criança absorve apenas 10% da luz azul. Já um idoso absorve 57% dela. Um bebê de poucos meses enxerga melhor e é atraído pelo vermelho, em seguida o amarelo, depois o verde e, por último, o azul. Quando mais envelhecemos, mais vamos apreciamos o azul.

Sabendo como as cores atuam na psicologia do consumidor, é mais fácil escolher quais usar no Rótulo de um produto. As cores do Rótulo transmitem para o lado de fora o que o consumidor encontrará do lado de dentro da embalagem, as qualidades do produto.

- Café? Marrom ou vermelho?

- Água? Verde ou azul?

 - Um chá requintado? Preto ou Refrescante?

E, com já vimos, que a cor azul se representa no produto  para pessoas maduras, ou vermelho e amarelo se representa no produto para atrair crianças. Assim evitamos o que se chama “Dissonância Cognitiva”, que ocorre quando a cor transmite uma sensação que não corresponde à que o consumidor tem ao utilizar o produto. Chegamos, então, à receita para como criar um rótulo com as cores certas: misturar a psicologia das cores, a harmonização de contrastes e um pouco de ciência com criatividade, bom gosto e, por fim, uma impressão de alta qualidade. Só ela pode garantir que o produto final saia como planejado, com ótimo acabamento e cores que causam impacto imediato na decisão de compra do consumidor.

 

 

 

 

 

 

Sobre a loja

Atuamos no mercado desde 2014, temos como principal objetivo satisfazer nossos clientes, priorizando sempre o atendimento e qualidade de impressão gráfica. Atuamos Adesivo com imã para veiculo,Imã porta de carros,Adesivos, Pastas Zip Zap, placa para fachada de loja, Agendas Personalizadas, Banner de Lona, Cartão de visita, Receituários, Envelopes, Adesivos troca de óleo, Pastas Personalizadas, adesivos para vidro traseiro, Adesivos para vitrine, Placas em PVC, Fachada de loja, em Curitiba.

Pague com
  • PayPal
  • Mercado Pago
  • PagSeguro
Selos

R Gráfica Curitiba Ltda - ME - CNPJ: 20.926.117/0001-08 © Todos os direitos reservados. 2018

Fale Conosco pelo WhatsApp